sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pilotos encaram desafio Suzuki SER Glass de Vela




Hoje, data que antecede a 4ª Etapa da Copa Suzuki Jimny de Vela, os pilotos Allam Khodair, Patrick Gonçalves, Eduardo Leite da Stock Car e Vitor Genz aceitaram o desafio de deixar as pistas para encarar uma emocionante competição de vela, no Yacht Club de Ilhabela
Acostumados com a velocidade dos carros, os pilotos terão que contar com a velocidade dos ventos para saber quem será o grande vencedor desta disputa. Cada um deles fará parte da tripulação das equipes da classe HPE, SX4 Bond Girl; Jimny Take Ashauer, comandada por Beto de Jesus; SER Glass Eternity, por Marcelo Belotti; e SER Glass 10 ANOS, liderada por Alexandre Wissenbach.
No desafio anterior, realizado em setembro, Vitor Genz e Patrick Gonçalves conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, com o SX4 Bond Girl e Jimny Take Ashauer.
“Foi muito bom ter participado da regata. É um esporte bem diferente, envolve preparação dos equipamentos do barco e experiência de quem está velejando. Quando estava na água, o pessoal passou algumas dicas e agora irei para o próximo desafio com um pouco mais de conhecimento. Estou ansioso para encontrar com todos eles e vamos ver se mais uma vez os ventos estarão ao nosso favor”, comentou Genz.
Acostumado com os mares de Salvador, o baiano Patrick Gonçalves é kitesurfista nas horas vagas e está confirmado para a próxima disputa, “A primeira vez foi uma ‘amostra grátis’ e agora é para valer! Espero que seja mais empolgante, com o vento forte e velocidade”.
Patrick fez parte da equipe do Jimny Take Ashauer comandado por Cássio Ashauer no primeiro evento, “O ‘capitão Cássio’, assim como o chamava, passou os conceitos básicos e até deixou que eu pilotasse um pouco. Nas condições de pouco vento, estava ótimo para aprender. Na primeira vez fui como um saco de areia e agora quero colaborar mais no trabalho em equipe”, complementou.
As expectativas não são diferentes para Allam Khodair que já velejou em Ilhabela, “No começo do ano, ali mesmo pelo canal de Ilhabela, tive a experiência de andar de barco à vela. Gostei bastante e agora estou muito feliz em poder repetir isso, mas agora em uma regata!”.
Eduardo Leite fará parte da tripulação de um veleiro pela primeira vez, “Será divertido passar o final de semana diferente com os amigos. Sei que eles têm um pouco mais de experiência, mas apesar de nunca ter participado, espero ganhar!”.
Antes do desafio nas águas de Ilhabela, na manhã de hoje, Vitor, Patrick, Khodair e Eduardo Leite irão descer a serra com os novos SX4 e Grand Vitara 2013 e poderão conferir de perto as novidades modelos apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo.
A programação continua no dia seguinte, 24, em Castelhanos. Os pilotos serão os primeiros a testar o Suzuki Jimny 2013, agora com produção local, e poderão utilizar a tração 4x4 e 4x4 com reduzida para enfrentar obstáculos em uma trilha off-road. Após a aventura, participarão de uma disputa de stand up paddle.
Essa ação será organizada pela Suzuki, patrocinadora máster da Copa Suzuki Jimny de Vela, e pela co-patrocinadora Ser Glass. “Assim como a Stock Car é a categoria mais competitiva no automobilismo, a classe HPE é categoria mais competitiva na vela. Será uma experiência única assistir a disputa entre os pilotos da Stock na vela”, comentou o presidente da Suzuki Veículos do Brasil, Luiz Rosenfeld.
Para Fábio Santos, presidente da SER Glass, “O evento reunirá duas categorias esportivas distintas, mas que despertam paixão para quem pratica em uma oportunidade única de confraternização e celebração ao esporte. Os pilotos terão a oportunidade de trocar de lugar pelo menos por um dia e sentir as sensações de velejar em Ilhabela com os mais experientes atletas do país”.
Neste mesmo final de semana, 24 e 25 de novembro, será realizada a abertura da quarta e última etapa da Copa Suzuki Jimny de Vela. A grande final será nos dias 01 e 02 de dezembro.
Foto: Green Pixel/ Murilo Matos

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Última etapa do Suzuki Adventure terá participação de Nonô Figueiredo



O Suzuki Adventure reuniu mais de 400 duplas, em cinco etapas, por diferentes regiões do Brasil, que passaram por São José dos Campos (SP), Penedo (RJ), Joinville (RS), São Bento do Sapucaí (SP) e Nova Lima (MG). A grande final da temporada 2012 será em Araçariguama (SP), no dia 1º de dezembro, coma participação de Nonô Figueiredo, atual piloto da equipe Mobil Super Pionner Racing na Stock Car.
“Já participei de uma trilha off-road, em Belo Horizonte, e encarei vários desafios em um terreno com muita lama. Lembro que foi bem divertido! Acho que o rali da Suzuki será tão emocionante quanto foi em BH, ainda mais com o Jimny que conheci no Salão do Automóvel!”, comentou Nonô.
A largada da última etapa do rali de regularidade, das categorias Fun (para os iniciantes) e Pro (para os mais experientes), será na capital paulista e os pilotos e navegadores seguirão a planilha em direção a Araçariguama (SP), aproximadamente a 38 quilômetros da cidade de São Paulo.
Na prova de obstáculos Extreme os aventureiros partirão de uma fazenda no mesmo município, Araçariguama (SP). As duplas com os Suzuki Jimny terão que enfrentar trechos em mata fechada, subidas em morros e diferentes tipos de terrenos entre pedreira, areia e muita lama.
A Suzuki ainda oferece, em todas as etapas, aulas de navegação com o objetivo de ensinar práticas e procedimentos, como leitura de planilha, e orientações gerais. Para deixar o último rali ainda mais especial, Helena Deyama, uma das mulheres pioneiras na história do rali brasileiro, dará as dicas para as categorias Pro e Fun em uma programação durante a semana que antecede o rali.
“Antes de me tornar uma piloto profissional, participei de muitos ralis de regularidade. Agora estou de volta às minhas origens com as aulas de navegação do Suzuki Adventure. Será uma ótima oportunidade para as pessoas trocarem experiências, conhecerem todas as dicas de pilotagem e leitura de planilha que irei passar. Já fiz o rali da Suzuki e recomendo! É super organizado e divertido”, compartilhou Helena Deyama.
O Suzuki Adventure está aliado ao espírito jovem, aventureiro, alegre e descontraídos dos consumidores da marca, “O rali proporciona uma experiência off-road única para curtir junto à família e amigos. Vamos fechar mais uma temporada com sucesso e pensamos em deixá-lo ainda mais especial. Com isso, convidamos Nonô Figueirede e Helena Deyama para fazer parte do encontro”, comentou Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
O grande vencedor da temporada Suzuki Adventure 2012, na categoria Pro, irá embarcar em uma incrível viagem a bordo do luxuoso navio Grand Amazon, com direito a três acompanhantes.
A dupla de gaúchos da categoria Pro, Marcos e Marcelo Bortoluz, está na ponta da tabela na classificação geral. O navegador Marcelo divide as expectativas, “Esperamos fazer uma boa prova. Entraremos concentrados na trilha para não perdermos posição e levar o prêmio, mas o que vale é o conjunto. Poder reencontrar os amigos, contar com toda organização do rali, fazer as trilhas e subir ao pódio. Tudo é muito bem estruturado, ainda mais para quem vem de longe como eu e meu irmão (Caxias do Sul - SC)”.
Na categoria Fun, o campeão poderá hospedar-se durante quatro dias no charmoso Provence e Cottage Bistro, em Monte Verde (MG), também com direito a três acompanhantes.
Os líderes da Fun são Ivan Pezzoto e Douglas Spisso. Pezzoto espera manter a posição, “Por enquanto estamos na frente com 113 pontos. Queremos levar o grande prêmio, mas não será uma disputa fácil com uma dupla colada com 108 pontos. Quanto à previsão do tempo, eu espero muita chuva para deixar a trilha ainda mais emocionante”.
Para participar da 6ª Etapa do Suzuki Adventure é preciso ser proprietário de um veículo Suzuki 4x4 (Jimny, Grand Vitara, Vitara, Sidekick e Samurai) e fazer a inscrição no site da Suzuki (www.suzukiveiculos.com.br). Todas as inscrições estão relacionadas à doação de dois cobertores novos, por carro, que serão destinados a instituições beneficentes de Araçariguama (SP).

O Suzuki Adventure conta com o patrocínio de Bridgestone, Itaú, ACE Seguros, Mobil, Clarion, Fusion Energy Drink, Truffi Blindados, Weldmatic, Stickcolor, Automotiva Usiminas, Cisa Trading, Mormaii, MVC Soluções em Plásticos e Vix Transportes.
Foto: Green Pixel

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Confira todos os detalhes do Grand Vitara 2013


O Grand Vitara 2013 desembarca no Brasil com novas tecnologias, como o piloto automático e o Brake Override. A mudança no visual fica por conta da grade frontal e do para-choque dianteiro que ganham um design mais moderno. Outras novidades desse tradicional SUV, que já está à venda nas concessionárias Suzuki são as rodas, tecido e as versões com teto solar.  



Eleito um dos carros mais confiáveis do mundo, segundo estudo alemão TÜV Report 2011, por apresentar reduzida necessidade de manutenção, o novo Grand Vitara passa a ter de série e em todas as versões mais um item de segurança, o Brake Override. Outra tecnologia é o Cruise Control, piloto automático (somente nas versões com transmissão automática) que proporciona maior conforto ao dirigir em estradas.



Seguindo a tendência mundial de cores do mercado de luxo, o Grand Vitara recebe aplicação exclusiva da cor bronze, em limited edition, com acabamento interior em tecido e couro bege. Disponível com transmissão automática e opções de tração 4x2 ou 4x4, a edição limitada tem versões com teto solar que deixa o visual mais leve e sensação de amplitude para quem está dentro do veículo.

O Grand Vitara limited edition e todas as outras novidades da Suzuki poderão ser conferidas no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 24 de outubro até 04 de novembro.     

Segurança
A construção do Grand Vitara em monobloco com subchassi heavy duty incorporado gera maior durabilidade e resistência à torção. Além de permitir projeto para maior espaço interno e facilitar o acesso de entrada e saída dos ocupantes.

A estrutura possui áreas que deformam de modo programado a fim de garantir maior segurança aos ocupantes em caso de colisão. As zonas de deformação absorvem a energia do impacto e reduzem a desaceleração do veículo para garantir menor impacto aos passageiros.

Na parte frontal, o cinto de segurança traz ajuste de altura e pré-tensionador em três níveis (o primeiro para colisões leves, o segundo puxa o corpo para trás e o terceiro que aciona o airbag). 

Os airbags complementam o cinto de segurança e protegem a parte superior dos ocupantes. Importante ressaltar que o acionamento da bolsa de ar é apenas em casos extremos para proteção de lesões fatais.  

O motorista ainda dispõe de pedais desmontáveis e coluna de direção retrátil em caso de impacto. Nos bancos traseiros, os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para os três ocupantes, além do sistema de fixação para cadeirinhas e assentos infantis (Isofix). As portas traseiras também trazem o sistema antiabertura suplementar de segurança (trava para crianças).

Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas e possuem os sistemas ABS (antibloqueio), EBD (sistema eletrônico que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos) e o BAS (sistema que identifica uma situação de emergência, de acordo com a velocidade aplicada no pedal do freio, e aumenta automaticamente a carga da frenagem nas rodas independente da força aplicada).

Desempenho
O motor de alumínio, 2.0L (DOHC), mais leve, contribui para o desempenho do veículo com baixo nível de ruído, vibrações e aspereza (NVH). Movido a gasolina e 16 válvulas, é capaz de entregar 140 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm.  O coletor de admissão variável de controle eletrônico otimiza o torque e potência para todas as faixas de rotação do motor.

A suspensão McPherson na dianteira com barra estabilizadora tubular e Multilink na traseira, receberam atenção especial em seu projeto com a calibração de molas e carga dos amortecedores. Associados aos sub chassis heavy duty e à estrutura monobloco, garantem segurança de maneira única com um padrão de dirigibilidade excepcional.

A versão 4x4 do Grand Vitara é equipada com o mais robusto, resistente e confiável sistema de tração permanente.  No asfalto, por ser All Wheel Drive (AWD) entrega mais grip o que aumenta a segurança. No uso fora de estrada o Grand Vitara possui ainda opções de diferencial central bloqueado e reduzida aumentando a aderência e força para diferentes tipos de terreno off-road.



Todas as mudanças de tração são acionadas eletronicamente por meio de um botão giratório no painel, o que torna possível optar entre os modos: 4H recomendado para uso urbano (condição AWD em que o torque é distribuído 47% no eixo dianteiro e 53% no traseiro), 4H lock que bloqueia o diferencial central e iguala o torque na dianteira e traseira, modo 4L lock com tração 4x4 com reduzida para ser utilizado em diversas situações off-road. O modo N desacopla a caixa de transferência e permite reboque sem danos.

O novo Grand Vitara apresenta também a versão 4x2 com tração traseira, para os consumidores que buscam um SUV robusto, ideal para rodar com segurança na cidade e para viagem no fim de semana.

Estilo e conforto
O SUV da Suzuki possui a dirigibilidade de um sedan com um amplo espaço interno sem aumentar o comprimento total do veículo. O ângulo de abertura das portas, otimizado, garante o fácil acesso a todos os ocupantes. O Grand Vitara traz a medida ideal para a família e um porta-malas com diversas configurações de capacidade de carga.

De série, o modelo traz estepe na porta traseira com capa rígida e farol de neblina (com exceção da versão manual - 4x2), espelhos retrovisores elétricos, para-choque dianteiro, traseiro e maçanetas na cor do veículo, conceito roof rack (rack de teto) incorporado ao veículo e vidros verdes.  

A cabine contém itens que visam aumentar o prazer de estar a bordo do novo Grand Vitara. Entre os oferecidos de fábrica estão: ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com inclinação em três níveis e rebatimento de encosto (70% e 30%). Descansa-braço central, direção hidráulica, computador de bordo com 11 funções (na versão automática) ou com 10 funções (na versão manual), regulagem de altura na coluna de direção, vidros elétricos e trava elétrica central. O sistema de áudio inclui rádio AM/FM, CD Player para seis discos com leitor de MP3, WMA e a opção de sistema multimídia com navegação integrada que pode ser instalado em todas as versões do Grand Vitara 2013.  

As cores disponíveis do novo Grand Vitara são: Prata, Branco, Preto, Azul, Vermelho, Cinza Metálico e, em edição limitada, Bronze.     

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Suzuki é destaque durante a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo


Foi encerrada ontem, 04, mais uma edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, cuja programação foi aberta no dia 24 de outubro. Durante esse período, a Suzuki foi um dos grandes destaques do evento, revelando diversas novidades ao público presente.


Em um momento histórico para a Suzuki no Brasil, foi apresentado o primeiro veículo da marca com produção nacional: o Suzuki Jimny. O início das vendas do veículo está previsto para o começo de 2013.


Outra atração no estande da Suzuki foi o carro conceito G70, desenvolvido a partir de uma tecnologia que faz com que os padrões de consumo de combustível e emissões de poluentes sejam tão eficientes quanto os dos híbridos. Movido a gasolina, o carro conceito é capaz de percorrer 32 quilômetros com apenas um litro de combustível e, para cada quilômetro rodado, emite apenas 70 gramas de dióxido de carbono (C02) na atmosfera. 


Além desses destaques, o Grand Vitara 2013 também foi apresentado durante o Salão. O veículo ganhou novo desenho das rodas e nova assinatura frontal que deixa o SUV com um visual ainda mais moderno. Com a proposta de maior requinte, o Grand Vitara também vem em edição exclusiva Limited Edition, com a aplicação da cor bronze e acabamento interior em tecido e couro bege.


 Fotos: Facebook Suzuki BR