sexta-feira, 11 de maio de 2012

Suzuki Jimny é o samurai da lama




SUVs tradicionais são bons para andar em terrenos complicados, com lama e buracos por todos os lados. Mas há um limite. Os pneus muitas vezes não são adequados para esses obstáculos e o design da carroceria na maioria dos casos é mais agradável do ponto de vista estético do que realmente funcional no off-road. Quando o caminho é realmente “casca grossa”, o mais indicado é um jipe “puro”.
Lançado em 1970 (ele é o antigo Samurai), o Suzuki Jimny é um jipe tradicional, montado sobre um rígido chassi e devidamente equipado com tração 4x4 com caixa de redução, artigo indispensável para quem quer ir até o fim do mundo, voltar com segurança e, de preferência, inteiro e mais de uma vez.

Para a terra e avante!

O Jimny pode ser configurado de diferentes formas. Seus para-choques convencionais podem ser trocados por outros mais “parrudos”, aumentando os ângulos de ataque e saída (o que determina se o carro vai ou não raspar no chão) e os pneus podem ser do tipo misto ou “mud”, daqueles com gomos de borracha feitos para “cavoucar” a terra, além disso, há opção de equipá-lo com guincho e as relações de marchas podem ser alteradas, o que torna o carro ainda mais valente.
Na terra ele é um gigante. Parece até que o motor é um turbodiesel, tamanho a força do “pulo”. Além disso, o Jimny é leve: pesa (vazio) 1.090 kg. Por isso ele é tão bom na terra. O câmbio manual de 5 marchas também é crucial para essa função, permitindo ter maior controle sobre a máquina no barro.
O acionamento da tração integral é toda eletrônica. Para acionar os diferentes modos do veículo basta apertar os botões no painel, que variam entre o 4x2 (com tração apenas na traseira), 4x4 e 4x4 L (reduzida), que permite ao motor trabalhar com folga em terrenos hostis.




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