SUVs tradicionais são bons para andar em terrenos complicados, com lama
e buracos por todos os lados. Mas há um limite. Os pneus muitas vezes não
são adequados para esses obstáculos e o design da carroceria na maioria dos
casos é mais agradável do ponto de vista estético do que realmente funcional no
off-road. Quando o caminho é realmente “casca grossa”, o mais indicado é um
jipe “puro”.
Lançado em 1970
(ele é o antigo Samurai), o Suzuki Jimny é um jipe tradicional, montado
sobre um rígido chassi e devidamente equipado com tração 4x4 com caixa de
redução, artigo indispensável para quem quer ir até o fim do mundo, voltar com
segurança e, de preferência, inteiro e mais de uma vez.
Para a terra e avante!
O Jimny pode ser
configurado de diferentes formas. Seus para-choques convencionais podem ser
trocados por outros mais “parrudos”, aumentando os ângulos de ataque e saída (o
que determina se o carro vai ou não raspar no chão) e os pneus podem ser do
tipo misto ou “mud”, daqueles com gomos de borracha
feitos para “cavoucar” a terra, além disso, há opção de equipá-lo com guincho e
as relações de marchas podem ser alteradas, o que torna o carro ainda mais
valente.
Na terra ele é um gigante. Parece até que o
motor é um turbodiesel, tamanho a força do “pulo”. Além disso, o Jimny é leve:
pesa (vazio) 1.090 kg. Por isso ele é tão bom na terra. O câmbio manual de 5
marchas também é crucial para essa função, permitindo ter maior controle
sobre a máquina no barro.
O acionamento da
tração integral é toda eletrônica. Para acionar os diferentes modos do veículo
basta apertar os botões no painel, que variam entre o 4x2 (com tração apenas na traseira), 4x4 e 4x4 L (reduzida),
que permite ao motor trabalhar com folga em terrenos hostis.
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