Você
sabia que 13 de maio é o Dia do Automóvel no Brasil? A data é oficial, e foi
criada em 1934, pelo então presidente Getúlio Vargas, que assinou o decreto
24.224. E por que 13 de maio? Há explicações divergentes a respeito desse dia:
A primeira viagem de carro
Uma
das versões sobre a origem do Dia do Automóvel afirma que a data seria uma
homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro
carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.
Há
relatos de que a alemã seria patrocinadora dos experimentos do marido com
motores de dois tempos, o que após alguns anos levou à criação, em 1885, do
veículo de três rodas à gasolina. O automóvel, que chegava a 13 quilômetros por
hora, é tido como o primeiro criado com intenção de venda, mas quem iria
acreditar que ele era seguro, em uma época onde "coisas que se mexem
sozinhas" eram consideradas estranhas?
Bertha Benz, esposa do criador do Motorwagen, fez a primeira
viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888
viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888
Para
provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a primeira viagem de
longa distância a bordo de um automotor, em 1888: e não foi sozinha, levou seus
filhos Eugen e Richard, de 13 e 15 anos, junto. De Mannheim, onde Benz tinha
sua oficina de motores, até Pforzheim, cidade natal da corajosa mãe, foram três
dias e 194 quilômetros. O Linogrin - nome da época para a gasolina - que
abastecia o tanque de 4,5 litros foi comprado em uma farmácia no meio do
caminho, uma vez que ainda não havia postos de combustível. Os freios, feitos
de couro, foram substituídos por material novo, que a alemã encomendou numa
mercearia local, e o carburador foi a própria Bertha que limpou, com um
alfinete de seu chapéu.
A
rota percorrida pelo exemplar número 3 do Motorwagen é um patrimônio histórico
da humanidade desde 2008, e a história do passeio é descrita pela ONG Berta
Benz Memorial Route. Apesar de tantos detalhes sobre a viagem, as datas exatas
de partida e chegada se perderam com o tempo, sabendo-se hoje, apenas, que o
mês da aventura foi agosto - ou seja, não faria sentido ser este o motivo de
celebração do Dia do Automóvel em 13 de maio.
O primeiro carro de passeio
brasileiro
Outra
versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a data
comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio
brasileiro - anteriormente, apenas utilitários como DKW Universal, Jeep Willys
e Kombi haviam sido fabricados no país. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas
Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela
Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em
1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
DKW Belcar 1000 tinha três cilindros, cada um com um
sistema de ignição diferente; portas eram do tipo "suicida"
sistema de ignição diferente; portas eram do tipo "suicida"
A primeira estrada pavimentada do
Brasil
Uma
terceira hipótese quanto à origem do Dia do Automóvel no país é a abertura da
primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de
Janeiro a Petrópolis, cerca de 66 quilômetros ao norte, foi inaugurada em 13 de
maio de 1926, e tinha até sinalização - embora as placas fossem de cimento, e
não de metal, como atualmente.
Independente
da razão da escolha da data, vale a comemoração do Dia do Automóvel.
Fonte: http://revista.pensecarros.com.br
Fonte: http://revista.pensecarros.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário